terça-feira, 9 de agosto de 2011

LOUVOR E ADORAÇÃO, SUA DEFINIÇÃO!

Temos muitas vezes o hábito de chamar o ministério de música como " Ministério de Louvor e Adoração". Na verdade, colocamos juntos essas duas palavras como que sendo um nome e um sobrenome. Mas raramente paramos para pensar nas diferenças entre essas duas expressões. Precisamos entender na visão bíblica o verdadeiro significado de LOUVOR e ADORAÇÃO, para que possamos exercer de forma aceitável ao Senhor. Louvar: No sentido literal da palavra significa "barulho",elogiar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar aplaudir, bendizer. No Hebraico " halal", pode ser encontrado 160 vezes no Antigo Testamento, é a origem da palavra "hallellujah"(ALELUIA), que pode ser traduzido por " Louvado seja Yah" (Yah como abreviação de Yaweh- "aquele que faz as coisas serem")

Louvor está relacionado à sua demonstração de gratidão a Deus, por tudo ao que ele tem feito . Através de "barulhos", sons, música, danças, com todo nosso corpo exaltando aquele que é Digno de Louvor. Na palavra de Deus em Esdras 3:10-11 encontramos um exemplo claro sobre como devemos louvar ao Senhor, diz assim: "Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, os sacerdotes, com suas vestes e suas trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o SENHOR"

Adorar: No sentido literal da palavra significa "prostrar-se", reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, cultuar, curva-se, cair o rosto em terra, render-se. No grego a palavra é "proskuneo" - pros( na direção de) + kuneo (beijar), ou seja , a adoração é a forma comum de se chegar perto de Deus.

A adoração é a forma de demonstrarmos"quem Deus é" na nossa vida, qual a posição que ele ocupa no seu coração, na sua mente. Prostar-se diante do Senhor de tudo que existe, no céu, na terra, ou debaixo da terra.

Em Genêsis 22:5 vemos Abraão indo adorar a Deus, ele realmente sabia o real significado da palavra adoração.

Agora vamos comparar e descobrir, diferenças entre as duas expressões:

LOUVOR: É Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor

ADORAÇÃO: É Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor.

LOUVOR: Pode ser comunitário (envolver mais pessoas)

ADORAÇÃO: É individual ( Tem haver com intimidade entre você e Deus)

LOUVOR: Brota das emoções

ADORAÇÃO: Brota da devoção

LOUVOR: Pelos feitos de Deus ( Gratidão, ações de graça)

ADORAÇÃO: Pelo que Deus é ( Qual é a importância que ele têm na sua vida)

LOUVOR: Pelos presentes de Deus

ADORAÇÃO: Pela presença de Deus

LOUVOR: É uma expressão de vida

ADORAÇÃO: É um estilo de vida

LOUVOR: É circunstancial

ADORAÇÃO: É incondicional

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus

ADORAÇÃO: Vive para Deus

LOUVOR: Pode ser distante

ADORAÇÃO: Só ocorre na presença

LOUVOR: É mais exuberante, enérgico, movimentado, barulhento, com mais palavras

ADORAÇÃO: É mais sóbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cânticos espirituais e silêncio.

Não devemos nos equivocar, dizendo que é mais espiritual adorar, pois o que aprendemos é que ambos se complementam. Assim, devemos ter a liberdade de louvar com expressões espontâneas, enérgicas ao mesmo tempo de adorar com cânticos mais contemplativos.

Na verdade, a Bíblia nos indica que existem várias expressões de louvor e de adoração, tais como através da oração, cânticos, confissão, ofertório, artes em geral, pregação, ceia, batismo e do próprio exercício do ministério.

Não importa o exterior, sejam palmas, mãos levantadas, prostrando-se ou com danças. Deus olha o coração, pois diz que um coração contrito não desprezará.

Que possamos pensar e refletir como tem sido o nosso LOUVOR diante de Deus, e a sua ADORAÇÃO!

Nenhum comentário: